Como lidar com o estresse durante o isolamento social

O mundo todo está aprendendo a lidar com uma nova realidade, o isolamento social se tornou um dos temas mais debatidos durante as últimas semanas. Muita gente tem sentido o peso do distanciamento familiar e da rotina antes da pandemia do novo coronavírus. O estresse decorrente do desconhecido tem batido na sua porta? Vamos ajudar a te manter saudável de corpo e mente. Confira nossas dicas!

Crie uma nova rotina

Nem tudo está de cabeça para baixo, alguns compromissos continuam demandando atenção e foco, seja no trabalho e com os filhos em casa. Por isso, é preciso definir uma nova rotina na casa, é importante a participação de todos para organizar uma nova planilha de deveres e horários. Faça uma reunião como todos da casa, ou mesmo se você morar sozinho, anote tudo o que deve ser feito durante a semana, como: levar os resíduos descartados para fora, lavar a roupa, fazer a faxina e tudo mais.

Descubra um novo hobby

É essencial manter um tempo para o seu lazer – focar no que te dá prazer -, pense em algo além do trabalho e das rotinas da casa. Escolha um novo livro, ou aprenda a bordar (existem vários vídeos-aulas no Youtube), aprenda um novo idioma com aplicativos de ensino, ou comece uma nova atividade física como Ioga ou treinos funcionais, basta uma busca rápida na internet que você descobrirá uma infinidade de novos prazeres.

Leia também: Você sabe o que é estresse crônico?

Defina horários

Pense pelo lado positivo. Você ganhou horas no seu dia. Aquele tempo entre o trabalho, o almoço e a volta para a casa agora é todo seu! Por isso, tudo bem dormir alguns minutos a mais ou terminar o expediente mais cedo. Aproveite para organizar os novos horários e lembre-se de inserir os intervalos, aproveite para andar pela casa, regar as plantas, ou fazer um cafézinho.

Não se cobre

A sensação de estar abaixo na produtividade é normal durante as primeiras semanas de uma nova rotina. Não se estresse. Leva um tempo para nosso corpo e o nosso psicológico se acostumar a uma nova rotina, por isso, deixe as cobranças de lado. Defina metas durante a semana, vá aumentando as horas de trabalho por dia, assim, a mudança será progressiva e será mais fácil para alcançar a produtividade anterior.

Evite excessos

A máxima de que tudo em excesso faz mal é uma verdade por aqui. É bom manter-se informado, mas notícias demais podem trazer quadros de estresse e ansiedade, por isso, dê uma folga das redes sociais, TV e jornais.
A ingestão de bebida alcoólica durante os dias de isolamento social tem aumentado no mundo todo, mas o que deveria ser um aliado no momento de lazer pode trazer algumas consequências ruins, como o sono desregulado e sintomas de ansiedade, além de diminuir a imunidade. Deixe a bebida para os finais de semana e limite a dose, como uma taça de vinho por dia.

Você também pode relaxar em casa com as nossas sandálias massageadoras ortopédicas, que produzem a massagem de reflexologia podal e ainda estimulam as terminações nervosas. 

Pronto, agora você pode manter sua rotina longe do estresse do isolamento social, mantenha-se bem para que logo possamos voltar à realidade cheia de abraços e encontros. Tem mais dicas, ou dúvidas? Envie seu comentário para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *